O Grupo K1 e as práticas ESG

GANHA QUEM SE IMPORTA

Construir um mundo mais justo e responsável é um compromisso de todos, por isso, a importância de incluir e discutir questões sociais como parte da nossa rotina, buscando minimizar os impactos causados ao meio ambiente, melhorando processos e otimizando resultados.

As evidências claras dos crescentes riscos físicos, como eventos climáticos extremos e a própria pandemia da COVID-19, que gerou uma crise econômica global com impactos severos às pessoas, países e organizações, demonstram a necessidade de olharmos com mais atenção para as questões ambientais, sociais e de governança das organizações.

Nota 1: Consulta ABNT/CEE-256 – Projeto ABNT PR2023

Assim, desde 2005, ano que abordou pela primeira vez questões relacionadas ao ESG (Enviromental, Social and Governance), o termo “ganha quem se importa” passou a ser tema da questão, estando diretamente ligado a questões que envolvem a preservação e o cuidado com o meio ambiente, além de práticas governamentais, que tem se tornado cada vez mais evidentes no meio corporativo, comprovando que o crescimento pode e deve ser sustentável.

Para entender o que significa o termo ESG, como ele vem sendo posto em prática pelo Grupo K1 e como você pode contribuir, continue a leitura.

MAS AFINAL, O QUE É ESG?

A sigla em inglês ESG, significa Enviromental, Social and Governance, e dentro do universo corporativo, tornou-se o novo termo para sustentabilidade. Abordando questões ambientais, sociais e de governança de uma organização, as práticas são vistas como tendências e respostas aos desafios da sociedade atual, confirmando o comprometimento com o mercado, os colaboradores, consumidores e com a sociedade como um todo, contribuindo com visões de longo prazo e influenciando a tomada de decisão.

É a forma com que as empresas conduzem seus negócios, incorporando os pilares, ambiental, social e governança, dentro de um planejamento estratégico para minimizar os impactos causados ao meio ambiente através de processos e atividades mais eficientes. 

Os indicadores do ESG funcionam como uma métrica, analisando as práticas de uma empresa e o quanto ela investe para minimizar seus danos. Entenda abaixo o significado e a importância de cada pilar que compõe o ESG.

Pilar Ambiental: Engloba as ações para a conservação do meio ambiente, analisando o gerenciamento dos gases de efeito estufa, a eficiência energética, o uso de recursos naturais renováveis, a poluição do ar e da água, sempre buscando minimizá-los. 

Pilar Social: Estando diretamente ligado com a sociedade e as pessoas, envolve a plena garantia dos direitos humanos, promovendo saúde e segurança aos colaboradores da empresa, além da preocupação com seus consumidores e comunidade.

Pilar Governança: Se refere à política empresarial da organização, sendo o sistema interno de práticas, controles e procedimentos que uma empresa adota para tomar decisões eficazes e transparentes.

A sociedade como um todo está preocupada com a redução dos impactos causados ao meio ambiente e com o bem-estar das pessoas, e por isso, atentos às mudanças no perfil dos consumidores, os compromissos estabelecidos pelo ESG devem transpassar todas as atividades e setores da empresa, desde a gestão de pessoas até a produção de bens de serviço de maneira sustentável, a fim de garantir um futuro próspero para todos e rendimentos a longo prazo.

O GRUPO K1 E AS PRÁTICAS ESG

Com a missão de proporcionar que todas as pessoas vivam no lar dos seus sonhos e conscientes do nosso compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo K1 desenvolve, todos os dias, práticas mais sustentáveis e responsáveis, buscando minimizar os impactos que o processo produtivo possa causar. E por essa preocupação, em 2023 demos início à nossa jornada ESG.

E com pilares importantes, que vão muito além de uma ferramenta para o mercado financeiro, as práticas de ESG são agora um propósito. Propósito para um crescimento saudável e sólido, garantindo melhores oportunidades aos nossos colaboradores e clientes. Pilares que nos desafiam a fazer mais, através de práticas focadas na proteção da biodiversidade, no bem-estar das pessoas e no crescimento de comunidades que cooperam. 

E com importantes ações e mudanças internas que, desde 2021, quando realizamos nosso inventário de gases do efeito estufa, fazem de nós carbono neutro. E agora, com a publicação no GHG Protocol e recebimento do Selo Prata, nosso inventário também ficará disponível para consulta. Algo que nos orgulha e motiva ainda mais na busca por um futuro mais sustentável.

Práticas que demonstram o compromisso do Grupo K1 na construção de um mundo mais sustentável, porque acreditamos que preservar o planeta é preservar as pessoas, por isso, todas as ações desenvolvidas aqui são pensadas para garantir um futuro melhor para você e as próximas gerações. E para que você viva no lar dos seus sonhos, nós nos reinventamos todos os dias.

 

REFERÊNCIAS

BRANCO, L. ESG está em alta na busca do Google; entenda a sigla. Tudo Ep, 2022. Disponível em: <https://www.tudoep.com/tudo-inovacao/NOT,0,0,1828877,esg-esta-em-alta-na-busca-do-google-entenda-a-sigla.aspx>. Acesso em: 18 ago,2023

FINK, L. D. Uma mudança estrutural nas finanças. Black Rock, 2020. Disponível em: < https://www.blackrock.com/br/larry-fink-ceo-letter>. Acesso em: 18 ago,2023.

Fundo norueguês veta aporte em Vale e Eletrobras por Brumadinho e Belo Monte.CNN Brasil, 2022. <Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/fundo-noruegues-veta-aporte-em-vale-e-eletrobras-por-brumadinho-e-belo-monte/> Acesso em: 18 ago,2023.

Fundo sueco para de investir na JBS por questões ambientais. Exame ESG, 2020. Disponível em:< https://exame.com/esg/fundo-sueco-para-de-investir-na-jbs-por-questoes-ambientais/> Acesso em: 18 ago,2023. 

Consulta ABNT/CEE-256 – Projeto ABNT PR2023 – OUT 2022